Mr.
Mr.Surge em 2010. Inicialmente só em formato instrumental com a intenção de explorar ambientes e paisagens sonoras. Com o uso de sintetizadores digitais gravo o primeiro registo “Música ambiente para filmes mudos”.
Mais tarde emerge a necessidade de introduzir a voz e a batida com a passagem para a criação eletrónica e a exploração de sintetizadores analógicos, o que se traduziu numa maior consistência da sonoridade e novas possibilidades de exploração. A vocalização e a simplicidade das letras traz à luz o ‘single’ “Do you feel” (2014).
Devido a uma maior proximidade do piano acústico, em 2017 gravo ao vivo “Retrato de alma” onde a poesia serve de plataforma para uma maior exploração vocal ligada ao piano.
“Retrato de Alma“ é o concerto que venho propor. Uma aposta na simplicidade por ser apenas com piano acústico e voz, mas também na diversidade pelo seu conteúdo sonoro musical e a sua relação com as canções, com a poesia e com a prosa.
“Mr. surge da necessidade de criar novas experiências vocais e musicais”
João Charepe
Nasci em Lisboa a 24 de junho de 1969 Sou professor Certificado Roy Hart Voice Theatre e dirijo o projeto Vocaloide — Aprendizagem e Desenvolvimento Vocal.
Inicio os meus estudos vocais no I.A.E (Instituto de Artes do Espetáculo), com Lucília São Lourenço, tendo seguido os estudos de canto lírico com João Costa Campos no I.A.E e no curso Amália Rodrigues na Casa do Artista. Posteriormente estudei Jazz no Taller de Musics em Barcelona com Errol Woiski, Rosa Robles, Cármen Cuesta e Xavier Garriga. Ainda dentro do Jazz, frequentei a Master Class com Dominique Eade
Em Londres aprofundei os meus conhecimentos técnicos E.V.T.S (Estill Voice Trainning System). Na Royal Academy of Music com Paul Farrington, Kiereen Lock, e Anne-Marie Speed. No EOLIA — Escola Superior D ́Art Dramatic — Barcelona com Viv Maning e Maureen Scott.
Em França no Roy Hart Theatre (International Arts Centre) estudei com vários professores (Kaya Anderson, Pascal Ben, Saul Ryan, Marie-Paule Marthe, Ian Magilton, Ivan Midderigh, Albino Bignamini, Laurent Stéphan, Derek Rossignol, Carol Mendelsohn e Edda Heeg, Nick Hobs, Enrique Pardo e Linda Wise). Colaboro com Pascale Ben e a associação “La voix est libre” em formação e espetáculos.
Participei em diferentes projetos musicais como cantor e músico como viola baixo, guitarra, percussões, teclista e suporte vocal, desenvolvendo simultaneamente o meu projeto musical homónimo, contando com inúmeras atuações no nosso país e estrangeiro.
Inicío o meu processo musical em criança e desde então sigo o meu trajeto, colaborando em gravações e espetáculos de diferentes vertentes musicais: Clássica com o grupo Vici D´arte liderado por João Costa Campos, Duo com Felix Komoll, Fado — Fados entre Paredes, Pop — Banda Ayamonte (com a qual gravei para a editora Valentim de Carvalho), Rock - Banda DasTrevas e FingerPrint, World Music – Suryam Project e Yagum Project dirigido por Kula Ritmundo, Am@r –Encontros pela arte – em parceria com Alexandra Batagglia (Cª. de dança Amalgama).
Acompanhei as contadoras de histórias Paula Afonso e Adriana Jorge em vários espetáculos.